O Silêncio da Sony: Marathon Tem o Marketing Suspense?
A saga da Bungie ultimamente tem sido uma montanha-russa de emoções, não é mesmo? Depois de um lançamento que não pegou a todos no ritmo certo, e com a controvérsia em torno do uso de arte de um artista independente – uma situação que a empresa reconheceu abertamente –, o destino do ambicioso Marathon parece estar em xeque. E agora, a Sony, gigante da indústria, está adotando uma postura que levanta mais algumas bandeirinhas vermelhas.
De acordo com relatos de fontes internas de marketing, a Sony estaria, surpreendentemente, cortando seus investimentos em publicidade para o jogo. É uma mudança radical, especialmente considerando o porte e as expectativas em torno de Marathon. Normalmente, um projeto dessa magnitude conta com um investimento pesado para garantir que chegue aos ouvidos e aos olhos do público certo. O fato de a Sony ter decidido, por enquanto, selar a boca e não injetar mais dinheiro na promoção é um sinal de alerta.
O que pode estar por trás disso? A recente polêmica sobre a obra plagiatória certamente teve um impacto, certo? Ou será que a estratégia inicial sempre foi mais conservadora, focando nos esforços de divulgação na própria Bungie? A verdade é que, no mundo dos videogames, decisões como essa podem ter consequências drásticas.
E a situação já não é nada fácil. Após um processo de produção que, segundo alguns, se tornou um pesadelo financeiro – o jornalista Paul Tassi da Forbes apontou que os custos já eram altíssimos, tornando o cancelamento improvável – Marathon precisa desesperadamente de visibilidade. Para ser considerado um sucesso, o jogo precisa figurar entre os cinco mais vendidos do ano.
Com a Sony dando uma trégua no marketing, a responsabilidade de colocar Marathon no mapa agora recai inteiramente sobre os ombros da Bungie. O que a empresa tem planejado para impulsionar o jogo nos próximos meses? Será que a comunidade gamer, curiosa para saber mais, será suficiente para criar o burburinho necessário?
Marathon tem data marcada para 23 de setembro, com lançamento para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S|X. Resta saber se o jogo conseguirá cumprir o desafio e, com a ajuda da Bungie, superar esse momento de incerteza. Acompanhemos de perto essa história, porque, no mundo dos games, o silêncio nunca é bom sinal!