back to top
sábado, julho 19, 2025
spot_img
InícioArtigos: “Queremos que vocês joguem o jogo, não o mapa”: Gearbox explica...

: “Queremos que vocês joguem o jogo, não o mapa”: Gearbox explica remoção do mini-mapa em Borderlands 4

Desapareceu o Mapa? A Polêmica Sobre Borderlands 4 e a Nova Visão de Randy Pitchford

Preparem os seus revolvers, companheiros, porque o universo Pandora está prestes a se expandir de uma forma que pode estar gerando algumas discussões acaloradas. Borderlands 4, a tão aguardada sequência, finalmente revelou mais detalhes do seu gameplay, e a ausência de um mini-mapa na tela chamou a atenção de muitos fãs. Sim, você leu certo: aquele pequeno ajudante que sempre nos mostrava o caminho está sumido.

A mudança, que mudou a dinâmica de jogos anteriores, ganhou certo peso, principalmente porque Borderlands 2 já usava o mini-mapa como um elemento crucial. Mas a equipe por trás do jogo, liderada pelo visionário Randy Pitchford, tem uma justificativa bem interessante para essa decisão.

Pitchford insistiu que o objetivo principal é que os jogadores se percam (no bom sentido) na imensidão de Pandora. O CEO afirmou que a intenção é que a experiência se concentre na exploração e na imersão em um mundo absurdamente grande – o maior já visto na franquia. "Queremos que você jogue o jogo e não o mapa," ele declarou, lançando um desafio aos jogadores: "Assumimos o compromisso e investimos pesado nesse sistema de bússola, e você ainda tem o mapa grande para ver. Ele fica a um clique de distância. E colocamos mais coisas legais lá do que nunca. Temos até um sistema de navegação baseado em IA que lhe dará um GPS no mapa grande para mostrar a linha de onde você pode ir."

A lógica dele é simples: com áreas tão vastas e objetivos espalhados por quilômetros, um mini-mapa se revelaria excessivamente intrusivo, atrapalhando a sensação de descoberta e exploração. Em vez de te guiar por um caminho pré-definido, o jogo quer te desafiar a realmente se orientar, decifrando a paisagem e descobrindo tesouros escondidos.

Leia Também:  Microsoft e Blizzard buscam expandir a franquia StarCraft com desenvolvedoras coreanas

Ainda há quem argumente que a ausência do mini-mapa pode tornar o jogo frustrante, especialmente para aqueles que preferem uma abordagem mais guiada. Mas Pitchford pede que os jogadores experimentem antes de formar opiniões. Ele acredita que, ao se perderem na imensidão de Pandora, perceberão a magnitude do mundo e que a forma como o jogo foi projetado – focando na imersão e nas recompensas da exploração – é superior a simplesmente seguir um mapa.

Borderlands 4 chega em 12 de setembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. A pergunta que fica é: vocês se jogarão na aventura ou confiarão na bússola? E o que acham dessa mudança? Compartilhe sua opinião nos comentários!

VEJA TAMBÉM...
Fabio Marcel
Fabio Marcelhttps://presstart.com.br
Designer Gráfico, Web Designer e apaixonado por games, sou um profissional com mais de 20 anos de experiência transformando ideias em designs visualmente impressionantes e funcionais. Especialista em Design Gráfico, domino ferramentas como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign e Corel DRAW, além de atuar no Desenvolvimento Web com a criação de sites, blogs, e-commerces e landing pages utilizando tecnologias modernas e sistemas com Jet Engine. Com um extenso portfólio de projetos bem-sucedidos, disponível para visualização no Behance (https://www.behance.net/fmg_webdesign ), destaco minha habilidade em criar designs memoráveis e impactantes que se destacam na multidão, sempre aliando criatividade e funcionalidade para entregar resultados excepcionais.

VEJA TAMBÉM

COMENTÁRIOS RECENTES