Nostalgia 2.0: A Studio de Remakes Quer Desbravar os Tesouros Perdidos do PS3 e Xbox 360
Lembra daquela época em que o mundo dos games era dominado por consoles de 360 e PS3? Aqueles aparelhos, com seus gráficos “de época” e desafios tecnológicos, nos transportavam para universos incríveis, mesmo que com algumas travadinhas. E se dissermos que existe um estúdio decidido a dar uma nova vida a alguns desses clássicos?
A Nightdive Studios, conhecida por dar um upgrade visual e técnico a obras primas como System Shock e The Thing, tem seus olhos definidos em um novo território: os jogos exclusivos que ficaram “presos” nessas plataformas. Em uma conversa recente com o VGC, o CEO do estúdio, Stephen Kick, revelou que a equipe está sonhando em tomar as rédeas de remasters de títulos que, por diversos motivos, não alcançaram o potencial que tinham.
Mas nem tudo seria conto de fadas. Stephen e sua equipe estão encarando esse projeto com a cautela que exige. “Estamos prontos para isso”, afirma ele, levantando algumas questões cruciais: a plataforma original era exclusiva para Xbox 360 ou também tinha versão para PC? A disponibilidade de código-fonte é fundamental, e a qualidade desse código impacta diretamente no trabalho. Além disso, a avaliação dos ativos originais – texturas, modelos, sons – é essencial para garantir a fidelidade e o polimento do remaster.
A Nightdive não demonstra receio em encarar jogos que não tiveram um desempenho tão brilhante em seu lançamento. O exemplo citado é Haze, um jogo que, na época, enfrentou dificuldades técnicas e de recepção. A ideia é resgatar os designers originais, oferecer a eles a chance de revisitar o projeto e aplicar o conhecimento adquirido ao longo dos anos. "Entraria em contato com os designers originais, diria: ‘Não se saiu tão bem quanto você esperava, tenho certeza de que você teve muito tempo para repensar sobre o que teria feito de diferente’", explica Stephen.
A promessa de tecnologia mais moderna também é um fator chave. A Nightdive acredita que, ao trazer esses jogos para um hardware mais potente, muitos dos problemas técnicos que os afligiam na época – como taxas de quadros baixas, textura granulada e carregamentos lentos – serão resolvidos. "Assim que você os traz e os importa para um hardware mais novo, alguns dos problemas começam a se resolver”, comenta Stephen.
A tarefa não será fácil, especialmente no caso dos jogos do PS3, cujo hardware representa um desafio maior devido à sua arquitetura. Contudo, a experiência da Nightdive com outros remasters e o entusiasmo da equipe sinalizam que eles estão dispostos a encarar o desafio. Serão relançamentos que honram o passado, mas abraçam o futuro? Resta aguardar para ver quais tesouros da era PS3 e Xbox 360 ganharão uma nova chance de brilhar.