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terça-feira, agosto 5, 2025
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Microsoft lança versão de Quake gerada por IA

Quake em um piscar de olhos? A IA da Microsoft nos leva para um futuro caótico e surpreendente

A Microsoft sempre foi conhecida por ousar, por ir além do óbvio e por investir em projetos que desafiam as fronteiras do que consideramos "jogabilidade". E agora, eles estão a fazer isso de novo – de uma forma que pode mudar a maneira como imaginamos a criação de jogos.

Lembram-se do Muse, a inteligência artificial que a gigante de Redmond está a desenvolver em parceria com a Ninja Theory? Bem, a promessa, que parecia ainda distante, está se tornando realidade. Eles deram luz verde a uma versão "piloto" de Quake II, completamente criada por uma IA!

O resultado? Uma experiência frenética e, vamos ser sinceros, um pouco desorientadora. Através do Copilot, disponível no site oficial, podemos colocar a mão no leme (ou melhor, nos comandos do teclado) e dar uma voltinha nesse ambiente. E o melhor: tudo roda diretamente no navegador, sem necessidade de instalar nada!

Para quem não se lembra, Quake II é um clássico absoluto, conhecido por sua ação implacável e pela sua apresentação pictórica. A versão gerada por IA, rodando em uma resolução de 640×360, tenta manter essa essência, mas com uma peculiaridade: tudo acontece em tempo real. E isso significa que o tempo de resposta pode ser um pouco… imprevisível. Um movimento simples, como olhar para cima e voltar a câmera para baixo, pode transportá-lo para um lugar completamente diferente do mapa, e os inimigos podem simplesmente desaparecer, como mágica.

É um caos controlado, um experimento fascinante que nos mostra o potencial – e os desafios – da inteligência artificial na criação de jogos. Não espere uma campanha épica ou um tutorial complexo. Este não é um Quake II tradicional. É uma amostra de um futuro onde as máquinas podem gerar mundos inteiros, com inimigos, layouts e situações inesperadas em questão de segundos.

Leia Também:  Não foi possível carregar o arquivo ou a biblioteca 'System.Net.Http.Formatting' ou uma de suas dependências. O arquivo ou a versão especificada não foram encontrados.

Ainda estamos no começo da jornada com o Muse, e o teste público é apenas um vislumbre de um potencial colossal. A Microsoft demonstra que a IA não se limita a automatizar tarefas repetitivas, mas pode realmente dar vida a mundos fantásticos – mesmo que esses mundos sejam um pouco… quebrados.

O que esperar do futuro? Será que em breve poderemos pedir a uma IA para criar um jogo totalmente personalizado, com base em nossas preferências? Ou talvez, apenas talvez, a IA nos apresente a uma nova forma de jogar os jogos que conhecemos e amamos. Só o tempo (e a inteligência artificial) dirão.

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Fabio Marcel
Fabio Marcelhttps://presstart.com.br
Designer Gráfico, Web Designer e apaixonado por games, sou um profissional com mais de 20 anos de experiência transformando ideias em designs visualmente impressionantes e funcionais. Especialista em Design Gráfico, domino ferramentas como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign e Corel DRAW, além de atuar no Desenvolvimento Web com a criação de sites, blogs, e-commerces e landing pages utilizando tecnologias modernas e sistemas com Jet Engine. Com um extenso portfólio de projetos bem-sucedidos, disponível para visualização no Behance (https://www.behance.net/fmg_webdesign ), destaco minha habilidade em criar designs memoráveis e impactantes que se destacam na multidão, sempre aliando criatividade e funcionalidade para entregar resultados excepcionais.

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