A Larian se Recusa a Repetir o Sucesso – E Já Tem Planejado o Próximo Arco!
Os veteranos de RPGs veteranos de videogame se lembram de um tempo em que a criação de um bom jogo era uma maratona épica, um desafio que testava a sanidade e a paciência de todos os envolvidos. Bom, parece que a Larian Studios, os caras por trás de Baldur’s Gate III, já estão voltando a viver essa experiência, e a intensidade é palpável.
Após um ciclo exaustivo de atualizações e aclamadas críticas para o seu aclamado RPG, a equipe liderada por Swen Vincke está dando uma pausa estratégica. Em uma fala franca e honesta, o CEO revelou que o processo de desenvolver um projeto ambicioso como um RPG complexo é, sem dúvida, uma jornada dolorosa – uma revelação que pode ressoar com qualquer um que já tenha se dedicado a um projeto de grande porte.
"Acabei de sair de uma reunião e me lembrei o quanto é trabalhoso fazer um jogo ou um RPG grande. Estamos trabalhando duro no nosso próximo grande projeto. Está se moldando muito bem. É loucamente ambicioso", disse Vincke, pintando um quadro de desafios e expectativas elevadas.
Mas não se enganem, a Larian não está apenas se dedicando a uma única aventura. O estúdio, que recentemente expandiu suas operações com uma nova filial, simula um balé complexo de produção, lidando com dois projetos de RPG em desenvolvimento simultaneamente. "Estamos tentando descobrir como faremos dois jogos”, admitiu Vincke, reconhecendo que a organização é um teste em si.
Histórias a Mile-Alto:
O segredo do sucesso da Larian, de acordo com Vincke, reside em sua abordagem inovadora à narrativa. Em vez de improvisar e "adivinhar" a história à medida que o desenvolvimento avança, a equipe se dedica a criar um verdadeiro estoque de narrativas prontas. Imagine uma biblioteca gigantesca de aventuras, prontas para serem implementadas em futuros jogos! "Estamos tentando criar as histórias dos nossos futuros jogos agora para termos um grande estoque de histórias disponíveis para quando começarmos a trabalhar no próximo projeto", explica Vincke. Essa estratégia permite que o estúdio se movimente com agilidade, evitando o "síndrome do caminhar na corda bamba" comum em grandes projetos e garantindo uma constante oferta de conteúdo de qualidade. Uma equipe narrativa massiva é a peça chave para essa operação, trabalhando em conjunto com os roteiristas para dar vida a esse vasto repertório.
O Futuro (ainda) é RPG:
Claro, a pergunta que não quer calar: o que está por vir? A resposta, por enquanto, é um mistério envolto em névoa. Swen Vincke confirmou que os próximos projetos da Larian continuarão a trilhar o caminho dos RPGs, mas ressalta que a equipe não pretende retornar à saga Baldur’s Gate – pelo menos, não por enquanto.
A Larian Studios, com sua paixão por narrativas envolventes e um desenvolvimento meticuloso, é uma das empresas mais empolgantes do mundo dos jogos. Fiquem ligados, pois o que nos reserve o futuro com essa equipe parece ser algo grandioso e, sem dúvida, cheio de reviravoltas.