back to top
terça-feira, setembro 23, 2025
spot_img
InícioArtigosGTA VI pode não chegar ao Switch 2 e Steam Deck, diz...

GTA VI pode não chegar ao Switch 2 e Steam Deck, diz Digital Foundry

GTA VI: A Saga da Impossibilidade Portátil? Um Desabafo Gamer

A ansiedade está no ar, o hype é palpável e o mundo gamer aguarda ansiosamente o lançamento de Grand Theft Auto VI. A data já foi definida: 26 de maio de 2026, um futuro promissor para os detentores de PlayStation 5 e Xbox Series S|X. Mas, como tantas vezes acontece no universo dos games, a jornada de um título gigante como GTA VI não é isenta de obstáculos. E, dessa vez, o principal deles parece ser… a portabilidade.

O que vem pintando um quadro sombrio para os fãs de Nintendo Switch 2 é o que o canal Digital Foundry, conhecido por suas análises técnicas perspicazes, tem levantado. A verdade, e ela parece um pouco amarga, é que o Switch 2 pode não ter a musculatura necessária para dar conta da grandiosidade de GTA VI.

Não se trata de uma simples questão de "talvez". A análise aponta que o processador do Switch 2, para ser gentil, está em uma liga própria em relação ao poder de fogo dos consoles de última geração. Seria necessário fazer cortes drásticos, otimizações tão profundas que o resultado final poderia ser quase irreconhecível, sacrificando texturas, efeitos visuais e, em última análise, a experiência que os jogadores esperam.

E não para por aí! O Digital Foundry também estendeu o alerta para os notebooks gamers, como o Steam Deck e o ROG Ally. Aparentemente, mesmo esses dispositivos, com suas configurações potentes, podem ter dificuldades consideráveis para rodar o título em condições aceitáveis. A ideia é que, mesmo com ajustes, a performance poderia ser tão comprometida que a experiência de jogo se tornaria frustrante.

A Rockstar Games, por sua vez, parece ter tomado essa decisão com grande cautela. O canal especula que, diante da complexidade técnica e dos custos envolvidos em fazer o jogo rodar em consoles e notebooks mais modestos, a desenvolvedora optaria por não lançar a versão portátil. Seria um sacrifício necessário para garantir a qualidade que GTA VI merece nos consoles topo de linha.

Leia Também:  : Apesar do sucesso, filme do Minecraft é ruim e abre um precedente terrível para futuras adaptações de...

É um momento delicado para os jogadores que sonhavam em desfrutar da próxima épica aventura de Miami no conforto de casa ou em trânsito. A realidade, por hora, é que o GTA VI, nesse formato, pode ter que esperar um pouco mais. Resta torcer para que a Rockstar encontre o equilíbrio perfeito entre performance e fidelidade visual, e que, quem sabe, a tecnologia avance a ponto de tornar a portabilidade uma possibilidade no futuro. Até lá, a espera continua, e o mundo gamer se prepara para uma experiência imersiva e grandiosa, reservada para os maiores consoles do mercado.

VEJA TAMBÉM...
Fabio Marcel
Fabio Marcelhttps://presstart.com.br
Designer Gráfico, Web Designer e apaixonado por games, sou um profissional com mais de 20 anos de experiência transformando ideias em designs visualmente impressionantes e funcionais. Especialista em Design Gráfico, domino ferramentas como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign e Corel DRAW, além de atuar no Desenvolvimento Web com a criação de sites, blogs, e-commerces e landing pages utilizando tecnologias modernas e sistemas com Jet Engine. Com um extenso portfólio de projetos bem-sucedidos, disponível para visualização no Behance (https://www.behance.net/fmg_webdesign ), destaco minha habilidade em criar designs memoráveis e impactantes que se destacam na multidão, sempre aliando criatividade e funcionalidade para entregar resultados excepcionais.

VEJA TAMBÉM

COMENTÁRIOS RECENTES