GTA VI: A Busca Frenética por Suavidade nos Consoles – Será que 60 FPS é um Sonho Irreal?
A ansiedade por GTA VI só aumenta, mesmo que a Rockstar Games esteja guardando a maior parte das novidades para 2026. Recentemente, um trailer deixou os jogadores boquiabertos com seus visuais impressionantes, mas também gerou uma discussão acalorada: será que conseguiremos ver o jogo rodando com aquela fluidez dos 60 quadros por segundo nos consoles?
A resposta, aparentemente, não é tão simples. O renomado canal Digital Foundry mergulhou fundo na análise do trailer, e a conclusão é que a tarefa para a Rockstar é hercúlea. A combinação de elementos visuais de ponta, como o Ray Tracing (iluminação em tempo real), com o vasto e detalhado mundo aberto de Vice City (e o que vier por aí) e os gráficos que já impressionam, sobrecarrega o poder dos consoles.
"É como tentar encaixar um elefante em uma mala", disse o Digital Foundry em sua análise. E não é exagero! A iluminação em tempo real, fundamental para o clima e a atmosfera do jogo, é algo que simplesmente não pode ser removido. Tentar eliminar os reflexos gerados pelo Ray Tracing poderia alterar a identidade visual do jogo, comprometendo a estética cuidadosamente construída pelos desenvolvedores. E esses reflexos estão por toda parte no trailer, gritando montanha russa de desempenho!
A análise aponta que, em algumas cenas do trailer, o jogo já está rodando em resolução próxima do 1080p. Para alcançar os 60fps, a Rockstar precisaria recorrer a técnicas de aumenta de resolução (upscaling) que, na prática, poderiam comprometer a qualidade da imagem, resultando em uma experiência visual menos agradável.
Mas, esperança não deve morrer! A equipe do Digital Foundry sugere que um frame rate de 40fps, ou até mesmo um modo liberado (sem limite de quadros), seria uma opção mais realista. Isso permitiria que a Rockstar otimizasse o jogo para priorizar a qualidade visual, em vez de se matar tentando alcançar uma fluidez que talvez nunca seja possível.
E as cinemáticas? As imagens em câmera lenta, que a gente adora, já mostram uma resolução superior a 1080p, mas sem uma diferença drástica. Para conseguir os 60fps, seria necessário aplicar um upscaling ainda maior, levantando questões sobre a qualidade final do resultado.
Em resumo, enquanto a expectativa de jogar GTA VI com 60fps é alta, a realidade parece indicar que os consoles da nova geração terão que se contentar com um framerate mais modesto. Resta aguardar para ver como a Rockstar Games finalmente abordará essa questão e aprimore a experiência de jogo dos jogadores. Afinal, a qualidade visual é apenas um dos elementos que tornam GTA tão viciante – a liberdade e a imersão em um mundo aberto são igualmente importantes!