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quinta-feira, maio 8, 2025
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GTA 6 a 60fps nos consoles? Digital Foundry duvida da viabilidade

GTA VI: A Busca Frenética por Suavidade nos Consoles – Será que 60 FPS é um Sonho Irreal?

A ansiedade por GTA VI só aumenta, mesmo que a Rockstar Games esteja guardando a maior parte das novidades para 2026. Recentemente, um trailer deixou os jogadores boquiabertos com seus visuais impressionantes, mas também gerou uma discussão acalorada: será que conseguiremos ver o jogo rodando com aquela fluidez dos 60 quadros por segundo nos consoles?

A resposta, aparentemente, não é tão simples. O renomado canal Digital Foundry mergulhou fundo na análise do trailer, e a conclusão é que a tarefa para a Rockstar é hercúlea. A combinação de elementos visuais de ponta, como o Ray Tracing (iluminação em tempo real), com o vasto e detalhado mundo aberto de Vice City (e o que vier por aí) e os gráficos que já impressionam, sobrecarrega o poder dos consoles.

"É como tentar encaixar um elefante em uma mala", disse o Digital Foundry em sua análise. E não é exagero! A iluminação em tempo real, fundamental para o clima e a atmosfera do jogo, é algo que simplesmente não pode ser removido. Tentar eliminar os reflexos gerados pelo Ray Tracing poderia alterar a identidade visual do jogo, comprometendo a estética cuidadosamente construída pelos desenvolvedores. E esses reflexos estão por toda parte no trailer, gritando montanha russa de desempenho!

A análise aponta que, em algumas cenas do trailer, o jogo já está rodando em resolução próxima do 1080p. Para alcançar os 60fps, a Rockstar precisaria recorrer a técnicas de aumenta de resolução (upscaling) que, na prática, poderiam comprometer a qualidade da imagem, resultando em uma experiência visual menos agradável.

Mas, esperança não deve morrer! A equipe do Digital Foundry sugere que um frame rate de 40fps, ou até mesmo um modo liberado (sem limite de quadros), seria uma opção mais realista. Isso permitiria que a Rockstar otimizasse o jogo para priorizar a qualidade visual, em vez de se matar tentando alcançar uma fluidez que talvez nunca seja possível.

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E as cinemáticas? As imagens em câmera lenta, que a gente adora, já mostram uma resolução superior a 1080p, mas sem uma diferença drástica. Para conseguir os 60fps, seria necessário aplicar um upscaling ainda maior, levantando questões sobre a qualidade final do resultado.

Em resumo, enquanto a expectativa de jogar GTA VI com 60fps é alta, a realidade parece indicar que os consoles da nova geração terão que se contentar com um framerate mais modesto. Resta aguardar para ver como a Rockstar Games finalmente abordará essa questão e aprimore a experiência de jogo dos jogadores. Afinal, a qualidade visual é apenas um dos elementos que tornam GTA tão viciante – a liberdade e a imersão em um mundo aberto são igualmente importantes!

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Fabio Marcel
Fabio Marcelhttps://presstart.com.br
Designer Gráfico, Web Designer e apaixonado por games, sou um profissional com mais de 20 anos de experiência transformando ideias em designs visualmente impressionantes e funcionais. Especialista em Design Gráfico, domino ferramentas como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign e Corel DRAW, além de atuar no Desenvolvimento Web com a criação de sites, blogs, e-commerces e landing pages utilizando tecnologias modernas e sistemas com Jet Engine. Com um extenso portfólio de projetos bem-sucedidos, disponível para visualização no Behance (https://www.behance.net/fmg_webdesign ), destaco minha habilidade em criar designs memoráveis e impactantes que se destacam na multidão, sempre aliando criatividade e funcionalidade para entregar resultados excepcionais.

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