A Nintendo e o Segredo das "Veículos" em Drag x Drive: Uma Conversa que Não Deixa Ninguém de Fora
A Nintendo sempre foi conhecida por seus jogos inovadores, mas, às vezes, a empresa acaba dando um baita tropeço. E foi exatamente isso que aconteceu em um evento de pré-lançamento do Switch 2 em Londres, envolvendo o jogo Drag x Drive. A jornalista Laura Kate Dale, presente no evento, acabou descobrindo algo… peculiar.
Drag x Drive é um jogo de basquete frenético, onde os jogadores literalmente voam pela quadra usando dispositivos de mobilidade de alta tecnologia. Imaginem um basquete com super velocidade e um toque futurista! A ideia já é legal, mas o que Dale ouviu dos funcionários da Nintendo no estande foi de cair o queixo.
Em vez de mencionar as cadeiras de rodas que os personagens usam para se locomover, os atendentes foram explicitamente instruídos a chamá-las de “veículos”. Sim, você leu certo. A repetição da palavra "veículo" em vez de "cadeira de rodas" gerou uma onda de questionamentos e especulações entre os presentes e, claro, na internet.
Chris Scullion, outro jornalista que também estava no evento, confirmou a instrução, o que só aumentou o mistério. A questão não é se a Nintendo estaria tentando se esquivar de um termo considerado "pesado", mas sim por que essa particularidade?
As teorias mil e uma surgiram nas redes sociais. Alguns usuários acusaram a Nintendo de uma tentativa desesperada de evitar o assunto, o que teoricamente prejudicaria a forma como a deficiência é representada no jogo. Outros, com um olhar mais crítico, sugeriram que a empresa poderia estar temendo reações negativas ou até mesmo sendo acusada de explorar a deficiência para fins de marketing.
É importante lembrar que Drag x Drive se baseia em um esporte real e, mais importante ainda, apresenta uma representação relativamente rara e honesta de pessoas com deficiência. A Nintendo estaria, então, evitando o termo correto, mesmo sendo tecnicamente preciso?
Ainda não há um pronunciamento oficial da Nintendo sobre o ocorrido. Mas a situação serve como um lembrete poderoso de que a comunicação de grandes empresas com o público não é um processo simples. Às vezes, o que parece uma decisão estratégica pode parecer algo mais… complicado.
A conversa sobre a representação da deficiência nos jogos está mais viva do que nunca, e a pequena “escolha” da Nintendo em Drag x Drive certamente reacendeu o debate. Resta agora aguardar o que a empresa terá a dizer sobre o assunto – e, claro, ver como essa história evolui no mundo dos games!