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sexta-feira, junho 13, 2025
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Ex-desenvolvedor da Naughty Dog destaca a influência contínua de Resident Evil 4

Resident Evil 4: Um Legado Que Escurece os Cenários (e a Câmera)

Lembra daquela sensação de puro terror, de estar preso em uma mansão assombrada com um inimigo implacável à espreita em cada esquina? Se você se lembra, provavelmente já se deparou com um dos jogos que mudou a forma como encaramos os shooters em terceira pessoa. Recentemente, a gente aqui na redação fez uma votação para determinar os jogos que mais influenciaram a indústria, e Resident Evil 4 disparou para o quinto lugar – um feito impressionante para um título de 2005!

Mas a influência do jogo da Capcom vai muito além dos votos dos jogadores. O próprio Jeremy Huxley, que já trabalhou como artista de cenário na Naughty Dog (sim, a mesma estúdio por trás de Uncharted!) confirmou o que muitos viciados em games já suspeitavam: Resident Evil 4 deixou uma marca indelével.

“Percorremos um oceano de anos desde então,” Huxley nos conta. "Se você analisa os jogos que saíram nos últimos vinte anos, é impossível ignorar a sombra do RE4. Ele influenciou Gears of War, Uncharted e uma infinidade de outros títulos. Lembro-me de ouvir, de boca certa, que o Gears of War se inspirou bastante na maneira como você via o mundo em RE4 – aquela câmera sobre o ombro, aquela sensação de estar sempre um passo à frente, em constante alerta."

É um ponto crucial: a câmera sobre o ombro. Não ganhamos essa inovação do nada, certo? Embora existam precedentes e experimentos anteriores, foi o Resident Evil 4 que a popularizou, a lapidou e a tornou o padrão para uma geração de jogos. Antes dele, a maioria dos shooters em terceira pessoa nos apresentava o mundo de cima, em uma visão mais panorâmica. RE4 nos entregou uma perspectiva mais pessoal, visceral, que nos colocava diretamente no fogo cruzado da ação.

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Ainda hoje, podemos notar essa herança em praticamente todos os jogos do gênero: o movimento implacável do personagem, o design dos inimigos que te assombram, a necessidade constante de administrar munição e itens médicos… Tudo isso encontra raízes em Leon S. Kennedy e sua fuga desesperada daquela mansão maldita em Vergonha.

Resident Evil 4 não é apenas um jogo; é um divisor de águas, um marco que redefine o gênero e que continua a inspirar criadores até hoje. E, convenhamos, a próxima vez que você estiver pilotando Nathan Drake com a câmera bem perto do seu rosto, lembre-se de que, em algum lugar, Leon S. Kennedy está sorrindo, sabendo que ele ajudou a moldar a sua aventura.

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Fabio Marcel
Fabio Marcelhttps://presstart.com.br
Designer Gráfico, Web Designer e apaixonado por games, sou um profissional com mais de 20 anos de experiência transformando ideias em designs visualmente impressionantes e funcionais. Especialista em Design Gráfico, domino ferramentas como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign e Corel DRAW, além de atuar no Desenvolvimento Web com a criação de sites, blogs, e-commerces e landing pages utilizando tecnologias modernas e sistemas com Jet Engine. Com um extenso portfólio de projetos bem-sucedidos, disponível para visualização no Behance (https://www.behance.net/fmg_webdesign ), destaco minha habilidade em criar designs memoráveis e impactantes que se destacam na multidão, sempre aliando criatividade e funcionalidade para entregar resultados excepcionais.

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