Resident Evil 4: Um Legado Que Escurece os Cenários (e a Câmera)
Lembra daquela sensação de puro terror, de estar preso em uma mansão assombrada com um inimigo implacável à espreita em cada esquina? Se você se lembra, provavelmente já se deparou com um dos jogos que mudou a forma como encaramos os shooters em terceira pessoa. Recentemente, a gente aqui na redação fez uma votação para determinar os jogos que mais influenciaram a indústria, e Resident Evil 4 disparou para o quinto lugar – um feito impressionante para um título de 2005!
Mas a influência do jogo da Capcom vai muito além dos votos dos jogadores. O próprio Jeremy Huxley, que já trabalhou como artista de cenário na Naughty Dog (sim, a mesma estúdio por trás de Uncharted!) confirmou o que muitos viciados em games já suspeitavam: Resident Evil 4 deixou uma marca indelével.
“Percorremos um oceano de anos desde então,” Huxley nos conta. "Se você analisa os jogos que saíram nos últimos vinte anos, é impossível ignorar a sombra do RE4. Ele influenciou Gears of War, Uncharted e uma infinidade de outros títulos. Lembro-me de ouvir, de boca certa, que o Gears of War se inspirou bastante na maneira como você via o mundo em RE4 – aquela câmera sobre o ombro, aquela sensação de estar sempre um passo à frente, em constante alerta."
É um ponto crucial: a câmera sobre o ombro. Não ganhamos essa inovação do nada, certo? Embora existam precedentes e experimentos anteriores, foi o Resident Evil 4 que a popularizou, a lapidou e a tornou o padrão para uma geração de jogos. Antes dele, a maioria dos shooters em terceira pessoa nos apresentava o mundo de cima, em uma visão mais panorâmica. RE4 nos entregou uma perspectiva mais pessoal, visceral, que nos colocava diretamente no fogo cruzado da ação.
Ainda hoje, podemos notar essa herança em praticamente todos os jogos do gênero: o movimento implacável do personagem, o design dos inimigos que te assombram, a necessidade constante de administrar munição e itens médicos… Tudo isso encontra raízes em Leon S. Kennedy e sua fuga desesperada daquela mansão maldita em Vergonha.
Resident Evil 4 não é apenas um jogo; é um divisor de águas, um marco que redefine o gênero e que continua a inspirar criadores até hoje. E, convenhamos, a próxima vez que você estiver pilotando Nathan Drake com a câmera bem perto do seu rosto, lembre-se de que, em algum lugar, Leon S. Kennedy está sorrindo, sabendo que ele ajudou a moldar a sua aventura.