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sábado, agosto 2, 2025
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Bethesda reduz orçamento para Control 2 após lições aprendidas com Alan Wake 2

Remedy: A Arte de Criar Tesouros com Menos Dinheiro

A indústria gamer, conhecida por seus orçamentos faraônicos e expectativas ainda maiores, raramente oferece exemplos de sucesso que não envolvam gastos estratosféricos. Mas a Remedy, estúdio por trás de obras como Alan Wake e Control, está nos mostrando que nem sempre é preciso quebrar o banco para criar jogos memoráveis.

A saga de Alan Wake 2 nos ensinou uma lição valiosa: criar uma experiência imersiva e complexa não se resume a um cofre cheio de dinheiro. Lançado com uma ousadia de produção que, em retrospecto, custou caro para a Remedy, o jogo exigiu mais de um ano para recuperar o investimento, alcançando a rentabilidade somente no início deste ano com a marca de 2 milhões de cópias vendidas. Parecia que a empresa estava lutando para respirar, sobrevivendo a cada lançamento com a esperança de um futuro mais próspero.

Mas, como um bom Alastor, a Remedy aprendeu com seus erros e está se reinventando. Para o seu próximo grande salto – Control 2 – a equipe se comprometeu a trilhar um caminho mais econômico. De acordo com o CEO, Tero Virtala, o estúdio busca um orçamento de €50 milhões (aproximadamente US$56 milhões), uma mudança radical em relação ao investimento em Alan Wake 2. A ideia é simples: menos gastos, mais foco na criação. Virtala deixa claro: "Acreditamos que podemos criar excelentes jogos gastando menos".

Essa nova abordagem representa uma virada de chave na filosofia da empresa. A Remedy está deixando de lado a constante preocupação com a sobrevivência e almeja alcançar um “ponto de equilíbrio” por jogo – um momento em que cada lançamento contribui significativamente para a saúde financeira da empresa. É um sinal de que a Remedy está apostando na qualidade em vez da quantidade, e na criatividade em detrimento do excesso de recursos.

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E, falando em apostas, o futuro da Remedy parece promissor. A produção de Control 2 já está em andamento, com lançamento previsto para fevereiro de 2025. Enquanto isso, a equipe também se dedica a um remake nostálgico de Max Payne 1&2 em parceria com a Take-Two. E para aquecer os motores antes do lançamento de Control 2, o estúdio está desenvolvendo FBC: Firebreak, um spin-off multiplayer que promete mergulhar os jogadores de volta ao universo de Control em 17 de junho de 2025, com acesso imediato aos serviços PlayStation Plus Extra/Premium e Game Pass Ultimate.

A Remedy nos mostra que, às vezes, a verdadeira maestria reside na capacidade de fazer mais com menos. E, quem sabe, a jornada da Remedy nos inspire a valorizar ainda mais aqueles jogos que tocam a alma, independentemente do tamanho do orçamento.

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Fabio Marcel
Fabio Marcelhttps://presstart.com.br
Designer Gráfico, Web Designer e apaixonado por games, sou um profissional com mais de 20 anos de experiência transformando ideias em designs visualmente impressionantes e funcionais. Especialista em Design Gráfico, domino ferramentas como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign e Corel DRAW, além de atuar no Desenvolvimento Web com a criação de sites, blogs, e-commerces e landing pages utilizando tecnologias modernas e sistemas com Jet Engine. Com um extenso portfólio de projetos bem-sucedidos, disponível para visualização no Behance (https://www.behance.net/fmg_webdesign ), destaco minha habilidade em criar designs memoráveis e impactantes que se destacam na multidão, sempre aliando criatividade e funcionalidade para entregar resultados excepcionais.

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