GTA VI: Uma Expectativa que Beira o Sagrado?
A discussão sobre o futuro dos games anda fervilhando, e o burburinho em torno de Grand Theft Auto VI tem sido tão intenso que até o mestre por trás de "The Last of Us", Craig Mazin, não conseguiu conter a sua reação. O showrunner, conhecido por sua sensibilidade e análise afiada, declarou algo surpreendente: ele acredita que o novo GTA pode se tornar a mídia mais vendida da história… e que a única coisa que se aproxima da sua magnitude é a Bíblia.
Sim, você leu certo. Mazin não escondeu sua opinião – a de que GTA VI tem o potencial de embolsar impressionantes 40 milhões de cópias no primeiro ano e gerar uma receita de 3 bilhões de dólares. Um número astronômico, que coloca o jogo em uma categoria quase inacessível. Estima-se que a Bíblia já tenha sido impressa em mais de 7 bilhões de exemplares ao longo dos séculos, um patamar que, admitimos, o jogo de Miami certamente não conseguirá alcançar.
Mazin ressalta o tempo e o cuidado investidos na criação de jogos AAA, como GTA VI, comparando o processo a uma produção cinematográfica. As complexidades envolvidas, a busca pela perfeição e a escala monumental dos projetos modernos – que se aproximam cada vez mais do nível de qualidade de um filme – explicam o tempo que essas produções consomem. Ele argumenta que cada elemento, desde a narrativa até os visuais, está sendo refinado com uma atenção meticulosa, elevando o novo GTA a um patamar inédito.
E o marketing? Strauss Zelnick, CEO da Take-Two, revelou que a estratégia da empresa é dar aos jogadores um gostinho do jogo bem perto do lançamento, com materiais promocionais que entregam um vislumbre do que está por vir.
Lançado para PS5 e Xbox Series S|X, GTA VI promete ser uma bomba, um evento que vai movimentar a indústria. Mas a comparação de Mazin com a Bíblia, embora ousada, serve para ilustrar a magnitude da expectativa em torno desta obra. É como se a Rockstar Games estivesse prestes a escrever um novo capítulo na história da mídia, um capítulo que poderá, de fato, ser lembrado por muito, muito tempo. Resta agora aguardar e ver se o jogo consegue corresponder a essa imensa pressão e confirmar o que o showrunner da HBO está prevendo.