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quinta-feira, abril 24, 2025
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Nvidia disponibiliza o código fonte do PhysX

A Revolução Física: NVIDIA Abre o Código do PhysX e Deixa os Gamers em Polvorosa

A física nos games sempre foi um tempero complexo. Às vezes, o mundo digital se comporta de maneira um pouco estranha, com objetos atravessando paredes ou quedas que desafiam a gravidade. O culpado? O PhysX, a tecnologia de simulação física da NVIDIA. E, ultimamente, essa tecnologia tem causado um certo baque na comunidade gamer.

Há alguns meses, surgiram indícios de que as novas placas RTX 50 tinham dificuldades em dar conta de jogos mais antigos, especialmente quando o PhysX estava no comando. A ideia era simples: uma RTX 5080, em alguns casos, ia com mais facilidade numa GTX 980Ti quando os efeitos de física eram intensificados. Não era exatamente o que a gente esperava, certo?

Mas a NVIDIA, em um movimento surpreendente, decidiu mudar o jogo. Em vez de ignorar o problema ou tentar escondê-lo, a gigante da placa de vídeo abriu as portas do PhysX para o mundo! Sim, vocês leram certo: a empresa disponibilizou o código fonte da tecnologia para a comunidade de desenvolvedores. Isso significa que agora qualquer um pode dar uma olhada no “motor” que impulsiona os efeitos de física nos games e, quem sabe, até mesmo corrigi-lo.

Desde o lançamento do PhysX SDK 4.0 em 2018, o código estava disponível, mas com uma restrição importante: o núcleo da GPU não era aberto para modificação. Agora, essa barreira foi derrubada, e o PhysX agora ostenta uma licença BSD-3 que permite a total liberdade de acesso e alteração do código-fonte.

Com mais de 500 kernels CUDA trabalhando em conjunto, o PhysX representa uma das simulações de física em tempo real mais avançadas que encontramos na indústria. Pense em explosões que explodem com detalhes impressionantes, água que se comporta de forma realista ao ser impactada, objetos que se deformam de maneira convincente – tudo isso é alimentado por essa tecnologia poderosa.

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A reação da comunidade tem sido de pura empolgação. Modders, aqueles que adoram customizar e adicionar seu toque pessoal aos jogos, já estão tramando ideias mirabolantes para solucionar os problemas com o PhysX nas placas RTX 50. Mas o impacto vai muito além disso. Engenheiros e desenvolvedores podem agora usar o código fonte para aprimorar ainda mais a física nos seus jogos, criando experiências ainda mais imersivas e realistas.

É como se a NVIDIA estivesse entregando as ferramentas necessárias para que um novo capítulo na história da física nos games comece. Resta agora ver quais serão as primeiras transformações e como essa revolução da física irá impactar o nosso jeito de jogar – e de experienciar os mundos virtuais que tanto amamos. O futuro da física, aparentemente, está nas mãos da comunidade.

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Fabio Marcel
Fabio Marcelhttps://presstart.com.br
Designer Gráfico, Web Designer e apaixonado por games, sou um profissional com mais de 20 anos de experiência transformando ideias em designs visualmente impressionantes e funcionais. Especialista em Design Gráfico, domino ferramentas como Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign e Corel DRAW, além de atuar no Desenvolvimento Web com a criação de sites, blogs, e-commerces e landing pages utilizando tecnologias modernas e sistemas com Jet Engine. Com um extenso portfólio de projetos bem-sucedidos, disponível para visualização no Behance (https://www.behance.net/fmg_webdesign ), destaco minha habilidade em criar designs memoráveis e impactantes que se destacam na multidão, sempre aliando criatividade e funcionalidade para entregar resultados excepcionais.

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